As limitações na publicidade são legais porque desenvolvem a criatividade e se aprende mais.
Foi através de um bate papo bem informal mediado pelo professor Michael Kerr, que Deny Barbosa, Felipe Campal e Alberto Alda da Moviola falaram sobre publicidade e imagem audiovisual em uma das palestras realizadas hoje na Bienal.
Da esq. para dir.: Deny, Felipe, Alberto e Michael |
Deny Barbosa falou um pouco sobre o começo da carreira como produtor e em sua ânsia de fazer bem feito, porém com pouco dinheiro e em um mercado, como o pelotense, que não tem porte suficiente para poder bancar uma agência ou uma produtora. "Por isso a coisa acontece meio na superação", conta ele. Outro detalhe importante é a questão dos valores, pois o preço conta muito para se ganhar uma campanha publicitária. "Porém a publicidade é um investimento, se você investe 10%, ganhará 30%", afirma Deny.
Depois foi a vez de Felipe Campal que relatou as grandes dificuldades que o mercado apresenta, devido esta confusão que os empresários fazem no momento de contratar uma agência ou uma produtora. Muitas vezes, segundo ele, não existe nem roteiro, os empresários querem um orçamento pra ontem, e as coisas precisam acontecer no improviso.
Já Alberto Alda contou um pouco da sua história profissional, que começou em Barcelona, onde sempre quis fazer cinema, porém teve de começar na publicidade, mas com uma grande diferença, na época em Barcelona, existiam apenas duas agências para atender as grandes empresas, portanto os recursos eram bem maiores e as funções bem definidas, isso ajudou a se especializar na área de direção de fotografia. Depois veio para o Brasil e encontrou uma realidade bem menos avançada. Mas segundo ele, foram essas limitações que o fizeram desenvolver mais o gênero criativo e aprender mais sobre iluminação, por exemplo.
No encerramento da mesa redonda, os convidados mostraram algumas campanhas publicitárias. Deny Barbosa trouxe entre outros trabalhos um clipe que fez para a Banda Pública, que inclusive foi premiada num concurso promovido pela MTV.
Assista ao vídeo clipe: http://youtu.be/Ycp1En8oRYo
Por Marcelo Brayer
Nenhum comentário:
Postar um comentário