O segundo dia da Bienal da Imagem 2011 teve, durante o período da tarde, a exibição de vários documentários produzidos por alunos. Entre os documentários mostrados, estava "Bastidores do rádio esportivo", que foi produzido pelos alunos Paulo Nogueira, Lúcio Ribeiro, Myriam Cruz e Flávio Leonetti para a disciplina de Documentário, do professor Michael Kerr. Um trabalho muito interessante, que mostrou vários nomes do jornalismo esportivo do rádio pelotense falando sobre as suas funções nas transmissões de jogos de futebol. O narrador da rádio Tupanci, Paulo Nogueira, o repórter Paulo Volcan, da mesma rádio, o comentarista Beto Vetromille, da rádio Universidade, foram algumas pessoas que deram depoimentos. Paulo Nogueira destacou que é importante para o narrador levar a emoção do jogo para o ouvinte, fazendo com que este se sinta como se estivesse no estádio assistindo à partida.
Também foi exibido um documentário produzido por alunos do curso de Cinema e Animação da UFPEL. O assunto do trabalho foi o projeto "Casa do Caminho", que é coordenado pela irmã Assunta. Trata-se de um projeto para ajudar pessoas que têm problemas mentais. A casa está localizada no bairro Três Vendas. É uma organização sem fins lucrativos que conta com 62 voluntários. É um lugar para encaminhar as pessoas para um futuro melhor, mentalmente e espiritualmente. Segundo a irmã Assunta, o prazer é formar as pessoas para que elas possam sair e trabalhar. No Presídio Central, por exemplo, foi instalada uma horta. Muitos detentos que trabalharam nessa horta não tiveram mais problemas de disciplina. Eles adquirem auto-estima.
Um outro documentário apresentado foi o "Rota do Samba", que mostrou locais como o Bar do Bob e o Bar Liberdade, que possuem samba ao vivo para animar os clientes que gostam desse estilo musical. Foram entrevistados os proprietários e os clientes, para saber como é a rotina nesses lugares. O trabalho foi produzido por alunos de Comunicação Social da UCPEL.
Por Júlio César Sanches.
Nenhum comentário:
Postar um comentário